Estratégia de Marketing: Eu preciso disso?

Há duas coisas que acontecem com frequência no pequeno negócio. A primeira é a confusão entre marketing, propaganda, liquidação e promoção. A segunda é o empreendedor pensar que estratégia de marketing é coisa para empresa grande.

 Segundo Kotler, marketing é um processo social por meio do qual pessoas obtêm aquilo que necessitam e desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.

O Mix de Marketing engloba Produto, Preço, Ponto e Promoção, logo marketing não é somente propaganda. Propaganda é um componente importante da comunicação, que faz parte da Promoção. Promoção não é só “liquidar” produtos ou serviços, mas sim tudo o que pode ser feito para promovê-lo.

 Pensar o marketing da empresa de forma estratégica é analisar o mercado, adaptando-se as suas constantes mudanças e identificando tendências. É definir resultados a serem alcançados e formular ações para atingir o grau de competitividade desejado.

 É preciso conhecer o mercado para traçar o perfil do seu consumidor, tomar decisões com relação a objetivos e metas, ações de comunicação, preço, distribuição, localização, produtos e ações necessárias para a satisfação de seus clientes e o sucesso de seu negócio.

 Como tomar decisões importantes sem ter informações precisas? Quem são os clientes que compram mais e os que compram menos? Quem são os mais lucrativos? Frequencia de compra?Ticket médio? Porque eles compram especificamente o me produto?

 As ações estratégicas de marketing buscam também um posicionamento no mercado. A imagem e o conceito que eu desejo que meu negócio tenha na cabeça dos consumidores e possíveis clientes. Essa imagem deve ser clara, distinta e bem definida em relação aos seus concorrentes, definindo a vantagem competitiva.

 Agora sim, é possível definir os objetivos e metas do negócio, que são os resultados que a empresa espera alcançar. Eles estão relacionados à missão da empresa e orientarão as suas ações. A estratégia de marketing permite definir como sua empresa atingirá seus objetivos e metas e gerenciará seus relacionamentos com o mercado de maneira que obtenha vantagens sobre a concorrência.

 Mão à obra e boa sorte!

Deixe um comentário