Ponto de equilíbrio

balancebNão é difícil encontrar empreendedores que assegurem saber o que significa Ponto de Equilíbrio. Há os que efetivamente sabem, os pensam saber e os que mentem para não ter que admitir que não fazem ideia do que se está falando. É certo que se soubessem a importância do ponto de equilíbrio para a sobrevivência do negócio estariam de olho nele diariamente.

O ponto de equilíbrio é um referencial de segurança do negócio, pois aponta o volume de vendas necessário para que o faturamento alcance aos custos. Ele indica em que momento a empresa pagará todas as suas contas, bem como o momento em que ela começará a gerar lucro. Com isso, é eliminada a possibilidade de prejuízo em sua operação.

Por se tratar de um referencial ele não deve somente ser alcançado, mas sim ultrapassado. Quem abre uma empresa achando que “empatar o jogo” é um bom negócio vai quebrar logo e sequer tem noção disso. O pior são os que não incluem nos custos valores importantes e calculam de forma errada o ponto de equilíbrio.

Há despesas no final do ano, como décimo terceiro salário, férias de funcionários, eventuais demissões, períodos de sazonalidade ou depreciação de equipamentos que sequer são lembrados pelos empreendedores. Sem uma reserva financeira mensal haverá problemas num momento de necessidade. Este descontrole, desinformação ou falta de conhecimento faz com que muitos empreendedores tenham a falsa sensação de que estão tendo lucro, quando estão amargando sucessivos meses de prejuízo.

Há um outro cuidado: Se o ponto de equilíbrio representar uma porcentagem muito alta da previsão de vendas, o negócio passa a ter um nível de risco mais alto. Uma empresa que fatura R$ 100 mil e tem um ponto de equilíbrio de R$ 90 mil poderá ter problemas nos períodos de sazonalidade ou crise de mercado.

O que é certo é que uma empresa é algo muito sério e cada vez mais não é possível sobreviver e avançar baseado na tentativa e erro. Somente um bom produto ou serviço não garantirá o sucesso. Diariamente boas empresas, produtos e serviços desaparecem do mercado por incompetência administrativa.

Quem tem conhecimento vai pra frente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s