Promoção não é liquidação!

Promover é a ação de mostrar, para as pessoas que você quer conquistar, que a sua empresa existe e que está preparada para atender necessidades de forma superior. Promover aumenta as chances de que mais pessoas experimentem seu produto ou serviço. Para isso não é necessário baixar preços ou fazer pacotes do tipo: Leve 3 e pague 2.

Antes de lançar uma campanha promocional é preciso ter informações sobre o que os concorrentes estão fazendo, o que os clientes pensam sobre seus produtos e serviços, o que realmente tem valor para o cliente e certamente o trará para a empresa. Portanto é preciso uma pesquisa prévia para a tomada de decisão correta antes de iniciar a campanha.

Outros fatores importantes precisam ser dimensionados como a estrutura interna e os estoques. Os colaboradores precisam ser avisados sobre os detalhes da promoção. Há clientes que surpreendem vendedores com materiais de divulgação promocional não divulgado internamente. Os softwares de gestão devem estar preparados para as condições promocionais no primeiro dia antes das portas estarem abertas. Uma promoção de vendas com estoque insuficiente produzirá efeito contrario e pode prejudicar a imagem da empresa.

Uma campanha promocional precisa ter objetivos alinhados com o plano de marketing, quanto a metas de vendas de produtos ou serviços, quanto a fidelização de clientes ou conquista de clientes novos. Tudo isso é limitado também pela verba financeira disponível. Determinados os objetivos promocionais é preciso definir quais os meios de comunicação utilizar, produtos que farão parte da ação, possíveis brindes que serão distribuídos e duração da ação. É preciso definir um visual padrão para banners, outdoors, faixas, folders, etc. As redes sociais e outros canais de comunicação online também podem contribuir muito para os resultados.

Lembre-se que não adianta todo o trabalho relatado neste artigo se o conteúdo da comunicação estiver errado. É preciso falar a linguagem do cliente-alvo e instigar o desejo de consumo do seu produto ou serviço. Para uma grande empresa uma ação promocional desastrosa pode gerar prejuízo sem comprometer o negocio, mas quando falamos de pequenas empresas pode ser irreversível. Planeje, calcule e diminua o risco, assim possivelmente você fará certo da primeira vez.

Artigo publicado na coluna Empreendedorismo do jornal Folha SC de 01 mai 2012 (www.FolhaSC.com.br)

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