Administrar é tomar decisões.

decisaoDecidir é escolher entre alternativas e decisões são necessárias frente a problemas ou oportunidades. O processo de identificação de um problema ou oportunidade, a escolha dentre as alternativas e a colocação em prática da ação ou solução se chama processo decisório. Decisões mudam cenários e nos forçam a novos processos decisórios. O resultado das decisões é a mudança de estruturas, equipamentos, investimentos financeiros e pessoas. Administrar é tomar decisões constantes. Não agir frente a um problema ou oportunidade também é uma decisão e o sucesso ou fracasso de um negócio depende das decisões que o empreendedor toma.

Administrar é gerir tentativas racionais de alcance de metas, e resultados. Se no momento da tomada de decisão de um lado temos um problema ou uma oportunidade, do outro temos (ou deveríamos ter) o planejamento da empresa. As decisões devem ser tomadas por julgamento, mas sempre em concordância com planejamento que a empresa tem para o mercado.

Problema é tudo aquilo que necessita de correção ou solução, pois não permite que a organização alcance seus objetivos previamente traçados. Oportunidade são situações de mercado que possam facilitar o alcance dos objetivos da empresa ou representem algo a ser explorado com sucesso pela organização.

O planejamento serve como instrumento prévio de ações que visam um objetivo futuro a ser alcançado. Uma vez identificado o problema ou vislumbrada uma oportunidade devem ser formuladas as alternativas, sempre com foco nos objetivos estratégicos. Devem ser descartadas alternativas que não contribuam com os objetivos ou mudem completamente o planejamento, salvo tal alternativa seja a única para salvar a organização. É necessária a avaliação de pontos fortes e fracos de cada alternativa. O processo fica mais fácil se baseado em fatos, números e estatísticas.

Por fim, o monitoramento dos resultados relativos às decisões é indispensável para a certeza de que as mesmas foram assertivas. A avaliação dos resultados indicará o quão eficiente somos em nossas decisões.

Este é um processo sucessivo, diário e repetitivo. Importante para a sobrevivência e crescimento do negócio. Tudo isto parece óbvio, mas na prática muitos pequenos negócios desaparecem por não observarem o óbvio!

Deixe um comentário